top of page

PESQUISA PROFUNDA

Tudo que sabemos sobre palhaço hoje é parte da caminhada de quinze anos pesquisando e desenvolvendo um olhar cristocêntrico dessa nobre arte. Conceitos e conclusões são frutos da busca e aplicação da arte a luz da nossa cosmo visão cristã.

Isso nos levou a nossa forma de olhar, viver, criar e pensar a arte do palhaço. Aqui veremos as conclusões sobre a forma de discernir o palhaço e nortear uma pesquisa que mantenha a verdade como cerne e caminho. O objetivo é claro, um palhaço puro como entendemos que ele é. Mais contextualizado, sem dogmas e com compromisso humano e não institucional.

INICIAÇÃO AO MINISTÉRIO DE PALHAÇOS CRISTÃOS

 

O Ministro

 

Andando em fé. Na arte da palhaçaria não existem certezas absolutas como roteiros fechados e ensaios múltiplos. Saber o que se pode fazer faz parte do trabalho, saber o que fazer faz parte do espírito livre de um ministro que prefere obedecer. Dominar as técnicas do riso, as Gags, as cenas faz parte do saber como fazer. Ouvir da parte de Deus o seu desejo e usar as técnicas, gags, cenas pra ilustrar a missão, isso é ministro em ação.

Para isso é preciso ter uma estilo de vida pautado na fé em Cristo e no ouvido desobstruído que é primordial ao ministro na arte do palhaço cristão. Andar no escuro foi uma experiência difícil pra vocês, mas foi ilustrativo. Deu a vocês a noção de como é andar nesse ministério sem os carros e cavalos humanos e sim da crença absoluta que o Espírito Santo está dirigindo e conduzindo suas ações. Quem de nós saberia o que nesse momento as pessoas lá fora estão precisando de fato? Quem precisa de cura? De restauração? De alegria? Quem de nós pode saber o que levar a eles? Só as revelações do Espírito Santo nos dão a certeza de que não estamos fazendo algo pra aplacar nosso desejo de fazer o bem. Somente com ele nos inspirando e nós nos submetendo a ele é que poderemos levar a vontade de Deus às pessoas. Esse é o desafio àquele que deseja ser ministro. O processo criativo dos ministáculos e toda a pesquisa sobre o seu palhaço deve ter influência dessa caminhada lado a lado com o Espírito Santo.

 

Corremos riscos na estrada como fazer nossa vontade, levar o que julgamos ser o certo pra vida do outro, além de ser a reprodução de outro palhaço que não é a nossa verdade. O palhaço é verdade de ponta a ponta, seja essa a verdade que for, ela é o único caminho pra um ministério verdadeiro. Sua imagem vem depois, como vai aparecer ou vestir se descobre depois de saber quem é, como se comporta e onde deve estar. Essas respostas, não se encontram do lado de fora.

Do lado de dentro se encontra respostas como que sou, como penso e como Deus conta comigo. E a alma de seu palhaço, responde boa parte disso. A alma de um palhaço tem três vertentes, Augusto “o tonto”, Segundo Augusto “um tonto moderado” e Branco “o dominante”.

 

A alma, Augusto ou Branco?

Após ser iniciado você já tem uma pista para onde ir. Você já vem da oficina com uma informação importante, já sabe que tipo (Alma) de comportamento seu palhaço tem. Essa pista é descoberta com a ajuda do mestre que inicia e ganha força quando estudada e compreendida.

Depois de saber se é um Augusto... Também chamado Tonto, no Brasil, Toni ou Tony. É extravagante, absurdo, pícaro, mentiroso, surpreendente, provocador. Representa a liberdade e a anarquia, o mundo infantil. Vestido de qualquer maneira, tem um característico nariz vermelho postiço e grandes sapatos. O augusto se diversifica em múltiplas categorias, algumas das quais se indicam a seguir. Diversas lendas coincidem a fazer nascer o personagem no Circo Renz de Berlim (1865), encarnado por um tal August, um moço de jeito enfadonho e beberrão — de onde vem o nariz vermelho. Grandes augustos: Chocolat (foto), Beby, Albert Fartellini, Porto, Rhum, Bario, Achille Zavatta, Charlie Rivel, Pio Nock, Carlo Colombaioni.

 

Ou se é um Branco... Também chamado Carabranca, Pierrot, Enfarinhado e Esperto ou Sério, no Brasil, Escada. Nascido na Inglaterra em meados do século XVIII (Giuseppe y Joe Grimaldi), costumava aparecer maquiado de branco e enfunado num elegante vestido brilhante. De aparência fria e lunar, representa a lei, a ordem, o mundo adulto, a repressão — características que não fazem senão realizar o protagonismo do Augusto. Grandes clowns brancos: Footit, Antonet (foto), François Fratellini, Pipo Sosman, René Revel, Alberto Vitali. Etimologia:do latim colonus, destripa-terrones, passando pelo inglês clod e clown.

 

E ainda o Segundo Augusto, também chamado Contraugusto e Trombo. Terceiro elemento de um trio de palhaços, que amplia as gags do primeiro Augusto. Muitas vezes é musical.

 

Essas são as três almas do picadeiro. O Augusto tonto, tolo e atrapalhado, representante da nossa humanidade e nossas imperfeições. O Segundo augusto, o inerte, resignado, seguidor de tudo. E o Branco, representante do falso controle, da limitada autoridade humana. Essas almas revelam o ser humano, a sociedade de uma forma verdadeir.

O passo seguinte é saber dentre os tipos de palhaços existentes, qual se parece com seu tipo de ser, em qual deles seu chamado se encaixa de forma a tornar seu palhaço fluente. Não adianta você tentar chegar a esse ponto, colhendo fatos exteriores o palhaço bonitinho que você viu, tem de ser aquele que você se identificar.

 

Eu cheguei ao tramp, olhando para minha trajetória até aqui. Filho de pais separados criado, pela minha avó, trabalho desde os 14 anos de idade. Coisas, nunca as tive e a maior parte da minha vida lutei pra sobreviver. Sou um dos muitos que lidam com a vida como se ele fosse uma batalha ininterrupta. Um Silva.

 

Olhando pra sociedade atual, essa figura do silva (tramp) tem transito nas ruas e praças das grandes metrópoles. Vejo-o como grande arma pra combater a invisibilidade social que acontece por exemplo com o grande número de pessoas que vivem nas ruas. Sem fala, sem voz, absorvidos pela cegueira relatada em... "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará." (Mateus 24:12)Esse tipo de palhaço se torna uma voz dos que não falam. Um verdadeiro arauto dos que vivem a margem e não deveriam ser vistos apenas como marginais.

Vagabundo ou Tramp é um tipo de augusto solitário, habitualmente silencioso e com pinceladas de marginalizado social. Os expoentes maiores desta especialidade são Clarlot no cinema e, na arena do circo, Joe Jackson (foto), Otto Griebling e Emmet Kelly. Outros tipos farão a conjugação de alma e tipo que vão ajudar você a entender como se vestir, se maquiar, andar e em que área da sociedade universal você se encaixa. Vamos a elas.

Excêntrico: evolução do personagem do Augusto, contraposto a este pela dignidade de sua sabedoria e pela inteligência que demonstra ao enfrentar as dificuldades que muitas vezes resolve com uma genialidade surpreendente. Apresenta-se sempre só e normalmente não fala. Como oponentes dramáticos substitutivos do clown, usa instrumentos musicais e outros objetos. Excêntricos famosos: Little Tich, Don Saunders, o último Grock (foto), o último Charlie Rivel, Avner, Tortell Poltrona, Howard Buten "Buffo".

 

"Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;" (Colossenses 1:9)

A evolução. Isso é andar com Deus. O ministro precisa entender que tudo que o mundo também faz porém se for dom, sabemos que... "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1:17)

 

Quando passa pelo ministro (evoluído, que aceita toda novidade de vida que vem da parte de Cristo) o dom e todas as descobertas evoluem naturalmente. O Excêntrico é uma evolução do augusto, notem como a pesquisa evolui naturalmente e apenas ficar na superfície pode fazer com que você nunca descubra o verdadeiro potencial de seu palhaço. Muitos ficam apenas na descoberta inicial da alma, se for Augusto ou branco. Isso parece muito pois já te dá uma boa pista de como fazer porém, existe a evolução natural do dom, que é saber seu tipo, lugar na sociedade. Se você acha que ser apenas um augusto basta, será apenas um tonto, mais se você é um augusto excêntrico, se torna um augusto capaz de surpreender sem abrir a boca. Que apesar de mostrar nossa inabilidade, mostra também que nas mãos de Deus há sempre saídas... "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (1 Coríntios 10:13)

 

Pesquise sobre os outros tipos de palhaços e construa um olhar a luz da bíblia sobre sua função social. Deixe o espírito guiar sua pesquisa e vai descobrir exatamente o que Deus deseja deles, que Deus abençoe vocês em suas buscas.

 

Bom já tocamos nos tipos de palhaço e esse é o segundo desafio que só se realiza ao deixar com que Espírito Santo te guie na pesquisa. Como me comporto na sociedade, que tipo de palhaço sou? Ao pesquisar os tipos, identifiquem as suas características nas deles, seja honesto e não faça isso olhando exterior mais o que ele representa internamente, socialmente e espiritualmente. Acima disse o porque de ser um Tramp. Minha história de vida, as dificuldades vividas e a forma como vivo socialmente me fazem um tramp. E você, que é?

 

Rogério Rodrigues

bottom of page